Histórico e Proposta Pedagógica

HISTÓRICO

     O Instituto Joana D`Arque teve início em 1980 só com educação infantil, com 55 alunos. (Veja Tunel do Tempo, os formandos do pré primário daquela época).

     Durante 5 anos só com este seguimento. Em 1986 começou o Ensino Fundamental só com a 1ª série sob a autorização e portaria 12/1986 publicado no Minas Gerais dia 31/01/1986 e gradativamente foi implantando até a 4ª série.

     Em 02/11/95 o Minas Gerais publicou a autorização para a implantação de 5ª à 8ª série, portaria 1.215/95. Desde 1980 a escola se mantém sob a direção do casal Joana D`Arque e seu esposo Silvio Fernandes, que completaram 36 anos de casados, ela com 58 anos e ele com 64.

     Joana D`Arque formou em pedagogia na PUC em dezembro de 1973 e seu esposo é escritor Teólogo, com vários livros escritos, inúmeros artigos publicados na internet, cursado em Israel no AMI Jerusalém Center, professor em três seminários, e acumula o cargo de diretor financeiro na instituição.

     Hoje temos a satisfação de termos como alunos, vários filhos de ex-alunos e algumas de nossas professoras foram alunas no passado. Esta fidelidade se deve a seriedade da nossa instituição, e vários ex-alunos hoje, estão nas mais diversas áreas de trabalho, com: Jornalismo, Medicina, Engenharia, Política e até como empresários educacionais, inclusive temos uma filha com Ministério e Escola de Música.

     Se você foi nosso(a) aluno(a) dê noticias no FALE CONOSCO, pois queremos saber do seu sucesso, fazer parcerias com seu ramo de negócios, pois temos certeza de que a semente foi plantada, queremos colher, e continuar esta amizade com os pais e avós que inclusive hoje trazem os seus netos.

     Vejam na GALERIA DE FOTOS, e mande a sua para os nossos arquivos. Receba nosso abraço.

PROPOSTA PEDAGÓGICA

     A educação Infantil é oferecida para Maternal 2 e 3 anos, 1º período (4 anos) e 2º período (5 anos), de acordo com a nova lei 11.114 de maio/2005.

     Nesta faixa etária a criança precisa de muito carinho, atenção, aconchego, segurança. Nosso processo de educar está ligado ao cuidar, brincar, pois através das brincadeiras, livres ou educacionais, o professor é capaz de perceber o processo do seu conhecimento, e através do mesmo possibilitar o seu crescimento respeitando a individualidade e o tempo de cada criança, que é um ser único, e desenvolvendo a imaginação, exploração, experimentação, imitação, repetição até desenvolver totalmente sua autonomia.

     O ensino fundamental de 9 anos foi implantado de acordo a nova lei colocando as crianças de 6 anos na 1ªsérie/9 ou 1º ano, havendo uma interatividade entre educação infantil e ensino fundamental numa transição muito tranqüila sem causar grande impacto sobre esta obrigatoriedade da lei.

     No nosso projeto não queremos que nossa escola apenas ensinem as crianças as respostas, mas ensinem sobre fazer perguntas, e intercâmbio com outras escolas.

     Nossa proposta pedagógica abrange além dos conhecimentos formais do mundo físico e social, os informais, e na educação ambiental desenvolvemos atitudes, valores e aquisição de habilidades, participação e compromisso de ações, fazendo várias visitas de campo, de acordo com o tema em desenvolvimento e no momento adequado.

     Nas artes, introduzimos a musicalização infantil, além do ballet, teatro, pintura, desenho e outras muitas formas de expressões artísticas, valorizando o interarte.

     Oferecemos 2 idiomas estrangeiros, o inglês e espanhol. Na Educação Física participamos não só de jogos internos, mas também do JINEPAC (Jogos de Integração das Escolas Particulares de Contagem) no SESC e das Olimpíadas Estudantís de Contagem